
AFILIAÇÃO: U.B.C.S.
STATUS: Vivo
TÍTULOS EM QUE APARECE: Resident Evil 3, Resident Evil: Outbreak, Resident Evil: Operation Raccoon City, Resident Evil 2: Apocalipse
DUBLADORES: Roger Honeywell, Rick D. Wasserman
INTERPRETADO NO CINEMA POR: Zack Ward
A “Raposa de Prata” Nicholai Ginovaef (muitas vezes chamado de Zinoviev, devido à pronúncia literal de seu sobrenome russo) é, para muitos, o único personagem capaz de assumir o posto de Albert Wesker como o grande vilão da franquia. O integrante do time de personagens que desapareceram no limbo da cronologia participou de apenas três títulos, o suficiente para deixar sua marca.
Seja pela trama de traições e assassinatos que já é uma tradição entre agentes da Umbrella ou por sua participação em um dos títulos mais “favoritados” entre os fãs das antigas, Nicholai é um dos poucos protagonistas que apresentam crescimento ao longo de um título. Você mal presta atenção nele no início e, aos poucos, ele vai ganhando importância a ponto de se tornar uma ameaça talvez não tão perigosa quanto o próprio Nemesis, mas com certeza, muito mais ardilosa.
As origens de Nicholai são cercadas de mistério. Suspeita-se que ele tenha nascido em Moscou e, desde a juventude, se envolvido em atividades militares como membro do exército da União Soviética. Rapidamente, ele subiu de posto até chegar ao Spetsnaz, o esquadrão de operações especiais da Federação Russa.
É justamente aí que a história dele se transforma em uma nebulosa. Devido a seu envolvimento em missões de assassinato político e insurreições programadas, todas altamente secretas, muito pouco se conhece sobre esse período na história de Nicholai. Mas foi durante essa época que ele aprimorou suas habilidades e táticas de forma a se tornar o soldado que todos conhecemos.
Sabe-se, porém, que durante os anos em que esteve no Spetsnaz, ele trabalhou sob as ordens do Coronal Sergei Vladimir. A amizade e, acima de tudo, a confiança entre os dois se tornou providencial a partir de 1991 quando, com o fim da União Soviética, boa parte dos soldados em posição de comando teve de se retirar do serviço.
Coadjuvante da história
Ao mesmo tempo, a Umbrella Corporation estava começando a montar seu exército particular. Tudo o que ela precisava era de soldados desgarrados e, nesse sentido, a dissolução da Rússia comunista foi como um presente de Natal. Assim como Nicholai e Sergei, diversos outros combatentes se uniram às tropas da empresa, com muitos deles, inclusive, mantendo suas patentes originais.
Sergei Vladimir foi um dos criadores da U.B.C.S. (Serviço de Medidas Contra Incidentes Biológicos da Umbrella, na tradução da sigla em inglês), time que servia, como o nome já diz, como a primeira linha de contenção da companhia em caso de acidentes com as armas que estavam sendo desenvolvidas. Nicholai se tornou o líder do Esquadrão B, parte da Tropa Delta da organização.
Sergei confiava tanto em seu velho amigo que compartilhou com ele um dos principais planos da Umbrella. O DNA do criador da U.B.C.S. era compatível para a produção de armas biológicas do Projeto Tyrant e o próprio Nicholai convenceu seu superior a se deixar clonar para que a pesquisa pudesse progredir.
Em troca, Vladimir deu a seu antigo camarada um dos postos principais em seu programa de Supervisores, uma equipe de espionagem que investigaria e localizaria traidores no coração da companhia. Ao mesmo tempo, ele continuava seu trabalho na U.B.C.S., com missões que envolviam a caça a funcionários da Umbrella foragidos e operações de queima de arquivo. Sua lealdade à empresa era inabalável e só não era maior que a vontade de restaurar a glória da antiga Rússia, um desejo compartilhado com Sergei.
Com o tempo, Nicholai se tornou um dos agentes mais prestigiados da empresa farmacêutica, dividindo as atenções até mesmo com HUNK. Sua relação de proximidade com Sergei e sua posição acima de qualquer outro líder da U.B.C.S., porém, começou a fazer com que ele fosse duramente criticado e perdesse a confiança de seus subordinados.
Agenda própria
A infecção generalizada em Raccoon City, para Nicholai, era mais do que uma atividade cotidiana. Enviados para a cidade junto às tropas com a falsa missão de resgatar civis e funcionários-chave da Umbrella, os Supervisores tinham missões muito mais escusas e sombrias.
A data era 26 de setembro de 1998. Para a equipe especial, o verdadeiro objetivo da incursão era destruir instalações da Umbrella, ocultar operações da companhia, assassinar funcionários-chave e, acima de tudo, coletar dados de combate e pesquisa de armas biológicas e infecções secundárias que pudessem ter ocorrido.
Os soldados não foram páreo para a horda de zumbis. Os companheiros de esquadrão de Nicholai foram caindo até que só sobrasse ele, que buscou refúgio em um bondinho quebrado ao lado de Mikhail Victor e Carlos Oliveira, integrantes de outros esquadrões da U.B.C.S.
Nicholai tinha um objetivo pessoal em Raccoon City. Ele desejava não apenas completar com sucesso a missão dada a ele pela Umbrella, mas também ser o único Supervisor a sobreviver ao caos na cidade, aumentando assim o valor das informações que apenas ele possuiria. O encontro com Jill Valentine – que ele sabia ser o objeto da busca incessante da criatura Nemesis – se tornou a oportunidade perfeita colocar seus planos em prática.
O russo finge a própria morte perante os olhos da policial dos S.T.A.R.S. e segue seu próprio caminho. Ao longo dos dias durante os quais aa tragédia de Raccoon City se desenrolou, Nicholai localizou e assassinou cada um de seus colegas supervisores, roubando os dados acumulados por ele e valorizando seu próprio passe.
Missões secundárias
No Hospital de Raccoon City, já na madrugada do dia 1º de outubro, Nicholai mata Tyrell Patrick, o último dos Supervisores. O assassinato, porém, é flagrado por Carlos Oliveira, a quem Nicholai não dá muita importância. Afinal de contas, a instituição de saúde era um dos locais marcados pela Umbrella para serem destruídos e a detonação, com certeza, daria conta do soldado.
No parque da cidade, o russo se encontra com Jill Valentine que, após ouvir uma transmissão endereçada a ele, fica sabendo de toda a verdade. O encontro, cheio de revelações e verdades, é interrompido pelo ataque do Grave Digger. O combate entre a moça e a gigantesca criatura é observado de longe por Nicholai, antes dele seguir para seus últimos objetivos.
Na Universidade de Raccoon, o mercenário mata o cientista Greg Mueller e planta cargas de C4 para detonar completamente a instituição de ensino. Antes de fugir, Nicholai tenta completar um objetivo secundário de sua estadia na cidade dos mortos: a obtenção de uma amostra da vacina Daylight.
Um dos passos para isso, porém, era a obtenção do sangue do Thanatos, um modelo de Tyrant que estava solto pelo local. A criatura, atacada por um grupo de sobreviventes, acaba saindo do controle e faz com que a missão se torne falha. A aproximação do míssil que devastaria Raccoon City obriga Nicholai a correr em busca de um transporte para deixar aquele local.
Diante do fracasso iminente do Nemesis, a Umbrella emite um comunicado a todos os Supervisores, sem saber que Ginovaef era o único restante. Havia um montante de dinheiro extra, como recompensa, para quem matasse Jill Valentine. De posse do único helicóptero que poderia levar ela e Carlos da cidade, Nicholai deixa a dupla à sua própria sorte enquanto parte em segurança e com a garantia de uma missão bem-sucedida.
Nem tudo foi perfeito
A sobrevivência de Jill, porém, acabou maculando ainda mais o sucesso do russo. Recebido com honrarias pela Umbrella, os dados de pesquisa obtidos por ele seriam usados em pesquisas posteriores da companhia, como as que deram origem à Gulp Worm ou às aranhas Black Widow.
As expectativas de Nicholai, porém, eram que a Umbrella utilizasse as informações obtidas por ele para desenvolver uma arma biológica ainda mais avançada que o Nemesis, algo que só se tornaria realidade muitos anos depois, com o Projeto T-A.L.O.S., desenvolvido sob a supervisão de Sergei.
O paradeiro de Nicholai após os incidentes de Raccoon City e o fim da Umbrella é desconhecido.
Outras aparições
Nicholai também aparece como uma peça importante do incidente biológico como visto em Resident Evil: Operation Raccoon City. No título, ele possui a mesma missão vista em Resident Evil 3 e chega a ser flagrado em vídeo enquanto prende dois parceiros de U.B.C.S. em uma sala infestada de zumbis.
Ele também entra em confronto com os soldados do Wolfpack, armando mortos-vivos com explosivos e utilizando um rifle de franco-atirados para enfrentar os soldados da Umbrella diretamente. Ainda, menciona um trabalho alternativo para um “cliente” não revelado. A trama de Operation Raccoon City não é considerada na cronologia de Resident Evil.
Nicholai também está no longa Resident Evil 2: Apocalipse como um dos parceiros de Carlos Oliveira. Interpretado por Zack Ward, ele deixa de lado toda a aura de vilão para se tornar um dos mocinhos, auxiliando companheiros em perigo e sacrificando a própria vida para salvar seus amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário